quarta-feira, 29 de abril de 2009

Impressões musicais: Incanto, de Andrea Bocelli

Não há muito o que dizer – que já não tenha sido dito – sobre Andrea Bocelli. De fato, ele é mesmo sensacional.

Este álbum, lançado em novembro/2008, tem um todo “encanto italiano”, desde as músicas mais românticas até os rompantes ritmados da música italiana como funiculi funicula e marechiare (maravilhoso!).

Este é o tipo de álbum que escuto para elevar a freqüência. Os arranjos estão muito bem alinhados (um todo conjunto musical acompanha a melodia encantada de Andrea) e o ponto mais forte é a própria influência italiana, que transporta o ouvinte para um outro mundo, vale a pena!

Digo ainda que combina com diversos tipos de ocasião, não só para a escuta isolada ou o acompanhamento enquanto se prepara uma massa (!!). É certo que não me enquadro no perfil costumeiro, mas dias atrás escutei quase o álbum todo enquanto reformava uma bicicleta encostada na garagem.

O interessante de quando se escuta música é perceber a influência energética que ela produz. Gosto todo mundo tem e cada um com o seu (lembro da velha piada da “mulher chupando sabão”). Mas o importante é que música boa é aquela que traz uma freqüência boa. E como saber se a freqüência é boa ou não? Basta observar o seu sentimento enquanto ouve a dita cuja. Simples assim. O que você sente? É tristeza, raiva, ansiedade, distanciamento, as lembranças não são boas?.... se é assim, algo não parece estar certo, parece?

Bocelli canta Voglio vivere cosi, col sole in fronte e felice canto, beatamente....Gosto de frisar que a felicidade é um direito e o destino de todos. Procure, portanto, escutar o que traduz e produz bons sentimentos e momentos de alegria e felicidade, lembrando que euforia não é harmonia, e possui um outro motivo mascarado por baixo dessa sensação.

Somado a isso, e em memória do que li nesta semana (clique aqui), William James diz que aqueles que se preocupam em tornar o mundo melhor poderiam começar por si mesmos. É a velha estória de fazermos a nossa parte para, mais adiante, juntarmos tudo e fazermos juntos.

Boa música!

Saudações!

 

* Os Links acima remetem direto para o iTunes. Se já possuírem instalado, basta clicar 2x na música e ela começará a tocar. O programa de instalação pode ser encontrado aqui, normalmente no canto direito da tela. Insisto, vale a pena experimentar !

** Quem não tem iTunes e também não quer ter, as músicas do Bocelli podem ser ouvidas no próprio site dele (aqui).

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi uma surpresa saborosamente elevada ao quadrado:o apropriadíssimo comentário sobre a música de Andrea Bocelli,que também aprecio,e o "clique Aqui",econdido no meio da frase,que me levou ao texto da Eugênia (Metanóia).obrigada pelos dois prazeres.

Vera Pèrez