sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os primeiros passos do inverno.... tempo de Jazz!


O post desta semana está atrelado ao friozinho aqui do Sul e frio me lembra uma boa pasta antecipada por um bom ritmo musical, no caso, Jazz!!

Hoje reativei em minha biblioteca os álbuns de Diana Krall que, além de voz, sabe tocar um piano.

O álbum indicado é When I look in your eyes e a música pela qual devem iniciar a noite de inverno é a que leva o título do cd (ouça aqui um trecho).

Diana Krall tem diversos discos lançados (pelo menos uma dezena!), mas este, de 1998, é uma preciosidade que qualquer so called apreciador de jazz precisa ter. Principalmente para dar boas-vindas ao inverno (que vem antes da temporada, mas sem surpresa!).

Jazz é um estilo de música que possui um tom especial, serve sozinho e muito bem acompanhado. Portanto, reservem uma boa dose (special playlist) para enquanto preparam o prato principal, apreciam com a(o) escolhida(o) ou curtam em grande alegria com os amigos para o jantar. Não posso deixar de mencionar East of the Sun West of the Moon, com o presente do dedilhar da jazzista antes dos 2 minutos.

De fato, Jazz é uma excelente companhia. Segue, sem atrapalhar, a linha de raciocínio de uma revisão de texto, do pensar sobre um e-mail. Aliás, tocando no assunto, esta semana* descobri um pouco mais da origem da famosa @ e que em alguns países possui denominações bastante exóticas, como lesma (Itália), patinho (sim, little duck - Grécia), cadela/cachorro (Rússia) e verme (Hungria) (barbaridade!!). O símbolo é usado desde o séc. XVI na Europa, em especial Espanha, para especificar uma espécie de medida. Ao longo do tempo continuou a ser utilizada e, em inglês, e era comum na contabilidade comercial significar ao preço de (at the price of).

Mas a sacada de trazê-las às correspondências que hoje tão comumente conhecemos como e-mail, foi de um camarada chamado Ray Tomlinson que, em 1971, achou que seria uma boa ideia, pois traduziria o fato de que indicar alguém (nome) a um servidor (p. ex., marcos@google.com - fictício), nas palavras do criador: “I am frequently asked why I chose the at sign, but the at sign just makes sense. The purpose of the at sign (in English) was to indicate a unit price (for example, 10 items @ $1.95). I used the at sign to indicate that the user was "at" some other host rather than being local” Genial, não?

Detalhe: os arranjos dos álbuns da Diana são tão sutis que combinam até com o café post pasta ou, no caso, um e-mail de agradecimento pelo jantar.

Saudações!

* Link original da reportagem da @ aqui e mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcod, uma boa pedida...adorei!
abraço
Stella