segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Primeiro Prato

A preparação sugere organização e tranqüilidade. Uma boa programação para ter ciência de tudo que precisa ser feito, numa ordem mais ou menos pré-orquestrada. Você já pensou em cozinhar com uma boa música? O picar dos alhos e cebolas ao som de um jazz agradável (ou a sua música de preferência, para mim, nada melhor do que um jazz*), tem outro sabor, ou, melhor dizendo, outro paladar quando se derramam sobre o azeite quente.
Cozinhar para mim é um hobby, gosto de fazer à noite ou nos finais de semana. Trata-se de uma espécie de ‘exercício de humanidade’, é a retirada do exílio do intelecto para a prática de algo ‘mais humano’, mexer com as mãos, não pensar, fazer.
Minha intenção, como resta apontado no quadro ao lado, é tecer comentários e sugestões sobre comida, música, com algumas pitadas sobre o Direito (meu cotidiano) e o Etéreo. Não vejo minha vida separada destes temperos, essenciais no meu molho de chaves e vivências.
A idéia é trazer algo de mim para o mundo, compartilhar com vocês todos o que gosto e também o que não gosto. Afinal, a catarse também nos torna mais humanos!
Sejam bem-vindos, pois, ao primeiro prato. E eu começo com apenas um fio de azeite, mas sem a pitada de sal: da próxima vez que forem cozinhar, cozinhem com música, mas escolham a música. Deixem a música ser o seu auxiliar, o seu companheiro que pica a cebola e os tomates, que prepara a tábua e escolhe as batatas. Ah sim, por favor, escutem alto. Deixem de lado os preconceitos sobre a música alta..... ela tem que chegar bem aos seus ouvidos!
Aos jazzistas e interessados, eu faço a primeira indicação (para um cozinhar noturno): vocês já ouviram falar de Chris Botti? No próximo capítulo, notícias sobre esse trompetista fabuloso.
Obrigado, Marcos.

* Vou procurar, ao longo desta iniciativa “blogueira”, fazer o que chama de ‘musical review’. É na verdade a indicação de um ou outro disco, com minhas opiniões sobre o artista e/ou o álbum.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom meu filho, e bom cozinhar assim! musica boa ,bom papo e tudo mais...continue.beijo,Danis

Viagens e Devaneios Hoppianos disse...

Caro Marcos,

O seu blog está fantástico!Simples mas ao mesmo tempo conseguiu atrair a minha atenção de uma forma sem igual!Muito criativo...Ah,a idéia do musical review também é ótima.
Continue nos dando por aqui o prazer de curtir a sua culinária literária.

Abraços,
Felipe

Eugênia Pickina disse...

Querido,
a arte de cozinhar é exigente da estética da escuta... E seu "primeiro prato" está primoroso. Continue! Beijos do seu amor.