domingo, 24 de maio de 2009

Uma Odisséia Judaica

Fiquei sem escrever além do tempo programado. Levei um tombo de uma gripe pesada. Mas esta semana ouvi sobre um dos principais ensinamentos da filosofia Judô: se cair, deverá levantar. Portanto, de volta ao batente!

A cultura judaica é repleta de ensinamentos e história por si só e a série Putumayo conta com um álbum especial sobre o tema, explorando a riqueza e a diversidade deste tipo musical. Algumas características do judaísmo sempre me chamaram a atenção, talvez pelas minhas andanças passadas, e quando ouvi o cd, não tive dúvida. Precisei dividi-lo.

É a própria vivência do povo judeu misturada em diversas culturas por todo o mundo que dá uma nota diferencial à sua música, que traz também bastante da sua história e origem. Como dito na contra-capa do álbum, “Jewish has become a cross-cultural blend of expressions”.

O que acho belo na cultura judaica é a forma como se dedicam em estudar questões espirituais e filosóficas. Os próprios conceitos da KABBALAH – que está longe de significar somente uma posição ou pensamento material – hoje ampliados por estudiosos dispostos a divulgar o conhecimento e multiplicá-lo pelo globo, mas também os seus métodos para reflexão e solução de problemas (O Aparente do Aparente, O Oculto do Aparente, O Aparente do Oculto e o Oculto do Oculto), como diz Nilton Bonder, revelando mundos que se interceptam numa tessitura extremamente complexa e delicada, cujo equilíbrio demanda por vezes a prevalência do tolo sobre o sábio, e do silêncio sobre a resposta.

Nossos caminhos individuais estão repletos de situações que em somos colocados a melhor observamos nossas atitudes e o aproveitamento de nossas energias. Somos um complexo energético de inúmeras vivências, melhorados aos poucos pelos comandos do tempo e da nossa curvatura (entenda-se humildade).

Conforme o seguir do passo, entendo cada vez mais pelo caminho do silêncio, que poupa o pseudo-sábio de ser tolo e revela a sabedoria daquele que parecia não saber.

Na edição de hoje, um pouquinho do álbum A Jewish Odissey.

Saudações!

 

* Aos que não conhecem a série Putumayo, meus caros, convido-os à beleza dessa imensa coletânea de world music. Com genial criatividade, a ideia é levar ao mundo a música do mundo (mais sobre eles aqui). São CDs todo especiais, de música celta a cubana, de cigana a africana, italiana, mexicana, colombiana, até chinesa e francesa!

Nenhum comentário: