terça-feira, 2 de junho de 2009

Faça os seus arranjos

Organizar uma agradável playlist (lista de músicas) é fácil e torna-se extremamente prazeroso. Lembro-me quando organizava listas em tapes (fitas cassete) e mais tarde em CDs, adequando o volume de som de cada uma para não existir um descompasso (ou susto na hora de ouvir). Ainda faço isso cada vez que programamos um jantar (penso no que será interessante ouvir quando estivermos com os convidados e o que pode auxiliar a tornar o momento ainda mais proveitoso).

Hoje, diversos são os softwares que facilitam a organização pelos apreciadores. Um deles, é o iTunes que adequa, inclusive, o volume de som de todas as músicas (em resumo: basta clicar no sinal de + no canto esquerdo inferior do programa e depois arrastar as musicas escolhidas para a lista criada; depois é só adentrar à lista e organizá-la conforme sua vontade e ordem*).

A recomendação da semana é Bach, através da sutileza de Catrin Finch. Depois de deixar o cargo de harpista oficial do príncipe Charles, Catrin passou três anos trabalhando todas as 80.000 notas de Goldberg Variations de Bach, que resultou neste levíssimo álbum de 32 músicas (J.S. Bach: Goldberg Variations BWV 988). O detalhe especial do álbum está na transposição das notas – originalmente escritas para o cravo – para a harpa. Uma experiência que necessariamente vale ser conferida pelos leitores, especialmente nessas manhãs de inverno. Ao que possuem escritório e consultório, eu recomendo proporcionar música ambiente (boa música). Além de alegrar o local, proporciona bem-estar geral imensurável.

Saudações!

* Você pode obter mais informações sobre as funcionalidades do iTunes e de como criar playlists utilizando a própria seção de ajuda no programa (menu AJUDA/Ajuda iTunes/A Jukebox do iTunes/Como criar uma lista).

Nenhum comentário: